Tudo a vê este artigo publicado pela banda Adoração e Intimidade, através de um dos vocalistas da banda Adoração e Intimidade. Aproveite o artigo e fique por dentro. Para mais sobre a banda, acesse www.adoracaoeintimidade.com
Prática Vocal
“Louvai ao Senhor, porque é bom e agradável cantar louvores ao nosso Deus, fica-lhe bem o cântico de louvor” – Salmos 147:1.
No ministério de música, geralmente a área vocal costuma ser uma das mais problemáticas. Diante disto queremos lançar algumas recomendações sobre este assunto, sugerir caminhos e incentivar você a buscar um padrão de excelência nesta área maravilhosa da música e do ministério.
Qual a função e importância do grupo vocal dentro da ministração?
O termo em inglês “backing vocal”. “On the back”, significa estar atrás, o que está atrás serve de apoio.
A função do vocal é basicamente apoiar o dirigente de louvor em três áreas específicas. Vejamos:
1- MUSICAL
“Cantem a Deus uma nova canção, toquem harpa e gritem bem alto” – Salmos 33:3.
– Cantando a melodia: muitos ignoram, mas é muito difícil cantar bem em uníssono. E é exatamente no uníssono que percebemos e identificamos os dois maiores problemas do vocal: afinação e timbragem. Se o grupo vocal não conhece bem a letra, a melodia, ou canta a melodia de maneira errada, não irá apoiar o dirigente muito pelo contrário, irá derrubá-lo! É importante certificar-se de que todo o grupo tenha aprendido a mesma melodia, métrica, e letra.
Se o problema for métrico, tente fazer com que todo o grupo bata palmas em cada ataque silábico e confira se há alguém batendo sílabas erradas.
Para o ensaio vocal, é fundamental o apoio de um instrumento harmônico bem afinado, assim, enquanto o vocalista canta, será possível perceber sua voz e comparar sua afinação com a do instrumento; progressivamente os problemas de afinação serão resolvidos.
Quanto a timbrarem, agrupe primeiro as pessoas de timbres semelhantes. Durante alguns ensaios, procure manter esta formação, respeitando os semelhantes naipes. Depois, alterne-os progressivamente. Faça brincadeiras de imitação e percepção, até conseguir um som equilibrado.
No timbre se manifestam problemas como rouquidão, som anasalado, ar na voz, vibrato excessivo, que só pode ser resolvido com as correções da técnica vocal.
– Cantando arranjo: um grupo só pode começar a cantar arranjos quando for capaz de fazer um bom uníssono. Comece com arranjos a duas vozes. Firme bem as vozes separadamente e sempre ofereça um registro visual. Se o grupo não lê partitura, invista 30 minutos do ensaio para este aprendizado. Em longo prazo isto facilitará muito o trabalho. Você também pode usar cifras ou simples apontamentos de alturas.
Todo arranjo vocal deve estar baseado na harmonia. E impossível abrir vozes sem pensar em acordes. Aqui você também deve parar e verificar cada acorde pelo prolongamento de notas. Existe sempre alguém que diz saber tirar o contralto ou o tenor. Dificilmente esta pessoa desenvolve uma segunda melodia correta comparada com a melodia. Estas vozes são sempre paralelas e se tornam cansativas. Não é interessante que a música tenha arranjo vocal desde o primeiro acorde. Dê preferência ao refrão e as repetições pôr uma questão de dinâmica.
– Solistas e desenhos: dentro do grupo vocal, alguns desenvolvem um estilo de cantar mais particular. Eles são os solistas, os que fazem pequenas variações na melodia (desenhos), e responsivas. Isto normalmente vem enriquecer a dinâmica, mas tem sua hora e lugar. Cuidado com os exageros.
Se você quer desenvolver este lado da improvisação, comece cantando escalas maiores, menores, arpejos, inversões. Desta forma seus desenhos ficarão mais interessantes.
2- EXPRESSIVA
“O coração alegre aformoseia o rosto” – Provérbios 15:13.
– Expressão facial: Os momentos de louvor e adoração são momentos de reverencia sim, mas de profunda alegria e prazer. Em contrapartida, existem aqueles que fazem tantas caretas e gestos, que nos sentimos de volta a infância.
Sugestão: Cante em frente ao espelho! Note se você esta sendo convincente.
– Expressão corporal: o grupo vocal tem que estar em harmonia consigo mesmo e com o dirigente do louvor. Se entrarmos num cântico de adoração e o dirigente diz: “Levante suas mãos …”, faça isto. Se num momento de júbilo ele está dançando e pulando na presença de Deus acompanhe-o (Salmos 150:4).
É verdade que onde está o Espírito há liberdade, mas no momento da ministração somos uma equipe que tem como objetivo apoiar o dirigente e incentivar o povo. Muita informação atrapalha. Temos que concordar e reforçar a informação que o dirigente tem a transmitir. No momento do ensaio você pode exercitar através de brincadeiras descontraídas.
Faça uma lista de músicas, sorteando-as entre os vocalistas e peça para que eles deixem claro ao grupo qual é a música, somente através da expressão facial e corporal. Coloque seu grupo para dançar (com equilíbrio).
– Trajes: para o Senhor tudo tem que ser o excelente. É importante estarmos vestidos de maneira discreta e apropriada ao lugar onde estiver ministério, tipo culto de ceia, acampamento de jovens, evangelismo, etc. Cuidado com cores chamativas, roupas justas ou curtas demais, trajes muito casuais ou exageradamente chiques.
3- ESPIRITUAL
“Porque de Deus somos cooperadores…” – I Coríntios 3:9.
O grupo vocal deve estar em uníssono com o dirigente de louvor também nesta área. Sobre o dirigente repousa tanto a responsabilidade quanto a autoridade. O grupo vocal precisa apoiá-lo em intercessão, amor, sempre oferecendo uma palavra de ânimo.
Devemos estar sempre receptivos e prontos a acatar aos lemas, alvos e sonhos que Deus quer nos revelar através dele.
DICAS GERAIS
– É importante fazer exercícios de relaxamento e aquecimento antes de cantar e desaquecimento após o período de atividade vocal.
– Faz mal: Raspar a garganta, balas que gelam a mucosa, alimentar-se demais ou de menos, anestésicos como o gengibre.
– Faz bem: Beber água, repousar oito horas por noite, exercícios físicos, comer maça.
– Os ensaios devem ser feitos pelo menos uma vez por semana, com no mínimo duas horas de duração. Mantenha pontualidade e objetividade nos ensaios. Lembre-se: o objetivo do ensaio é ENSAIAR!!!
– Ao procurar um professor de canto, confira se, em seu vocabulário existem as palavras: relaxamento, diafragma, colocação, desaquecimento, leitura e estilo. Nem sempre um bom cantor é um bom professor de canto.
Artigo escrito por Adriano Mendonça, vocalista da banda Adoração e Intimidade