Para as gravadoras que tem artistas cristãos em seu cast o mês de setembro sempre foi o mais aguardado e também o mês em que mais trabalhavam, tudo graças a Expo Cristã (lembrando que neste ano parece que a data vai mudar para o mês de Julho, vamos aguardar não é?), aquela correria toda para lançar CD de seus contratados, aproximar os fãs de seus artistas, expor o máximo de produtos em suas gôndolas e claro é o momento em que novas gravadoras surgem no mercado cristão do nada.
Podemos citar exemplos de permanência no mercado como as gravadoras Graça Music que ao longo dos anos vem melhorando suas produções e este ano promete ser intenso, Salluz que já teve seus anos de glória, as que estavam no “secular” e agora investiram em um cast “gospel” Sony Music podemos afirmar que é a maior gravadora pentecostal e Som Livre que gosta do que é mais seguro com nomes que são da massa, Onimusic com um cast de alto calibre, mas fraca em se auto promover que está mais pra cada um por si, a MK Music bem conhecida no mercado uma das mais antigas e que vez ou outra aparece na feira, e a Central Gospel que vem a cada mês fortalecendo seu cast e trazendo bons lançamentos, e temos a Canzion que veio no Brasil para… vamos descobrir este ano. E outras que estão no mercado mas não senti necessidade de citá-las.
E aquelas que um dia existiram e hoje não estão mais entre nós ou estão bem no esquecimento como Zekap que deixa saudades até hoje, Top Gospel Music teve seu momento, Fly Music que fez barulho em uma edição da Expo Cristã e depois sumiu, Praise Records alguém sabe o que aconteceu?, Line Records sempre dando tiro no escuro, Unirecords que nunca se preocupou em divulgar seus artistas, ArtGospel que não aparece na mídia digital, Kebar e BV Music eram distribuidoras e se aventuraram um pouco na distribuição de alguns artistas nacionais e claro temos a mais nova gravadora no mercado, a Mess que apareceu e… vamos esperar pra ver no que dá. Uma pincelada bem rápida nas gravadoras que julgo terem relevância no mercado, e como estamos falando da Canzion que está no grupo das ativas, uma das poucas que surgiram há poucos anos e permanece no mercado.
A Canzion foi fundada em 1987 fruto de dedicação e do sonho do pastor e cantor Marcos Witt em transformar sua cidade através dos cânticos ao Senhor. Na América Latina ela é a maior gravadora que há e sua seriedade e concentração nos valores do Reino fazem dela na América Latina uma referência em excelência.
No Brasil a Canzion não é vista como lá fora, nestes cinco anos de operação no Brasil ainda não mostrou a que veio, mas neste ano parece que a gravadora caminha para uma reestruturação e um período novo, uma reformulação mais que necessária nestes anos a rotatividade foi tão grande na casa que chegaram momentos que nem sabiam quem estava no cast.
O ano de 2013 começa bem interessante para a Canzion com a contratação de um novo Diretor A&R/ Marketing, Lincoln Baena, formado em Marketing, com ampla experiência no mercado fonográfico. A sua função será gerenciar as áreas de marketing, promoção, projetos especiais, prospecção de novos artistas, além de cuidar da qualidade artística e cultural dos projetos, atuando diretamente com Daniel Romero, presidente do grupo. Na gestão Lincoln Baena podemos aguardar boas mudanças, um direcionamento mais assertivo e fazer com que o público crie uma referência com os produtos da casa e Lincoln montou um bom time pra começar este trabalho trazendo Edinéia Estevam e Ricardo Carvalho que se junta ao Tiago Sodré que faz parte do time há 3 anos, afim transformar a Canzion uma referência no mercado fonográfico cristão nacional, ganhando assim um espaço cativo e aceitação por parte de quem adquire os produtos da casa.
Lincoln adiantou novidades que estão por vir e o que pretende fazer na Canzion. “Nosso desejo é trabalhar em 2013 com 12 artistas nacionais mais o cast internacional que são: Hillsong/ UNITED, catálogo EMI e CanZion Internacional. Queremos dar uma atenção maior para os ministérios que permanecerem na Canzion e também trazer 3 ou 4 novos ministérios com visibilidade nacional. Não será uma tarefa fácil, mas vamos trabalhar muito, com uma equipe compacta e competente para alcançar nossos objetivos”.
Falando em cast até que bons nomes estão no catálogo da gravadora e que podem alavancar as vendas da casa e atrair artistas de peso que ele almeja. O cast da Canzion hoje está assim: Nacionais: Trazendo a Arca, Apóstolo Estevam, Rayssa e Ravel, Som e Louvor, Pamela Suellen, Leo Fonseca, Peterson e Mag Ribeiro e outros. Temos os de língua “hispânica” como o fundador do grupo Canzion Marcos Witt e seus conterrâneos Alex Campos, Coalo Zamorano, Daniel Calveti e outros da Canzion Internacional e os álbuns em inglês como Hillsong, United, Jeremy Camp, Chris Tonlim, Toby Mac e outros.
Todos os holofotes estão ligados e em direção à Canzion neste ano de 2013. Bons produtos a gravadora possui, alguns a serem lançados outros já lançados como o Hillsong Global Project que ainda não foi divulgado como merece e alguns lançamentos internacionais que poderiam sim cair na graça do público assim como Hillsong virou popular, nada como um bom trabalho de divulgação, colocar canções certas nas rádios, dar atenção à mídia, atender ao público sempre que forem procurados, e nas feiras como a tão falada Expo Cristá e a nova feira que chega no mês de julho deste ano, a FIC – Feira Internacional Cristã.